In Heaven, we will be like the angels


NO CÉU, SEREMOS COMO OS ANJOS


Marcos 12:18-27


(Tradução na Linguagem Atual)

18) Alguns saduceus foram ver JESUS e, como não acreditavam que os mortos possam viver novamente, perguntaram-Lhe:

19) «Mestre, Moisés escreveu que, se um homem morre sem ter filhos com sua esposa, o irmão desse homem deve se casar com essa mulher e ter filhos com ela. De acordo com a Lei, esses filhos são do irmão morto e levam o nome dele.

20) »Bem, sete irmãos moravam aqui. O mais velho casou-se e depois morreu sem filhos.
21) Então o segundo irmão casou-se com a mulher que deixou o filho mais velho, mas depois de pouco tempo ele também morreu sem ter filhos. O mesmo aconteceu com o terceiro irmão.
22) E assim foi com os sete irmãos. Finalmente, a mulher morreu.

23) »Agora, quando Deus ressuscitar todos os mortos, ¿de quém será esposa aquela mulher, se ela foi casada com os sete?»

24) Jesus respondeu-lhes:

«Vocês estão errados. Não sabem o que a Bíblia diz, nem conhecem o poder de DEUS.
25) Quando DEUS trazer os mortos de volta à vida, ninguém se casará, porque todos serão como os anjos do céu.
26) E se os mortos vivem novamente, vocês podem ler a história da sarça na Bíblia. Lá, DEUS disse a Moisés: “Eu sou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, seus antepassados”.
27) Portanto, DEUS não é Deus dos mortos, mas dos vivos, porque para DEUS eles estão todos vivos. ¡Vocês estão errados!


Palavras redigidas pelo evangelista João Marcos, um dos discípulos de JESUS, e posterior auxiliar do apóstolo Simão Pedro. Nesta ocasião, Marcos escreve o diálogo de JESUS com alguns saduceus, acerca da ressurreição. Isto ocorreu durante a Semana Santa (30 d.C.), na Terça-feira.


Comentários:

Os saduceus não admitiam outra vida depois da morte. Eram materialistas. O horizonte deles era esta vida, e nela procuravam manter sua posição de poder e de privilégio. Ao responder ao caso proposto por eles, JESUS atinge também os fariseus. Estes acreditavam na ressurreição e em outra vida, que imaginavam como retorno à vida terrena em condições de total bem-estar. JESUS esclarece: a vida após a morte não é simples retorno ou repetição da vida anterior vivida neste mundo. Trata-se de vida em outra dimensão, como os anjos.

Bem outro é o esquema da vida eterna. Nela não há matrimônio nem necessidade de procriação para conservar a espécie humana. Quanto à ressurreição dos mortos, a Escritura nos ilumina: o Deus de JESUS é o Deus da vida, porque Sua força é a força da vida: vida sem fim.