The rich hath many friends


Os ricos têm muitos amigos


Provérbios 14:20


(Versão Fácil de Ler)

O pobre não tem amigos nem vizinhos, mas o rico tem muitos amigos.


Palavras do rei Salomão de Israel, filho de Davi, escritas antes da construção do Primeiro Templo de Jerusalém (967-960 a.C.).


Comentários:

Esta imagem triste, mas verdadeira, é dada apenas como um fato, e não como uma aprovação. A natureza humana faz com que os favores dos ricos sejam buscados, mas quem se importa com os pobres será recompensado.

Não devemos ignorar ou deixar de reconhecer que a solidariedade e a partilha simples, são muito mais visíveis entre os pobres; embora também existam situações desumanas muito duras entre os próprios pobres. De qualquer forma, a amizade do mundo é dominada pelo interesse próprio. É bom ter DEUS como nosso amigo; Ele não irá nos abandonar.

Uma coisa que pode nos fazer julgar uma pessoa, é a quantidade de dinheiro que ela tem. Mas, ¿cômo a condição financeira de alguém poderia nos fazer encará-lo de modo diferente? Como mostra o texto de hoje, YHWH inspirou Salomão a escrever uma triste verdade sobre humanos imperfeitos. ¿O quê esse provérbio nos ensina? Se não tomarmos cuidado, vamos querer ser amigos apenas de quem é rico, e desprezar os que são pobres.

¿Por quê é tão perigoso medir as pessoas pela quantidade de dinheiro que elas têm? Se fizermos isso, a congregação pode acabar dividida por classes sociais. Esse problema aconteceu em algumas congregações do primeiro século, e Tiago Justo avisou os cristãos sobre isso (Tiago 2:1-4). Não podemos deixar que esse tipo de divisão exista em nossa congregação, e devemos nos esforçar a não ficarmos julgando os outros pela condição financeira.