GOD hears the cry of His people


DEUS ouve o clamor de Seu povo


Êxodo 3:7-10


(Bíblia Viva)

7) »Vi as terríveis aflições do Meu povo no Egito», disse DEUS. «E ouvi Meu povo clamando por liberdade, por causa dos duros mestres de obras que o maltratam. ¡Conheço bem os sofrimentos de meu povo!
8) Vim aqui para libertar os israelitas das garras dos egípcios. E vou levar Meu povo do Egito para uma terra grande e boa: terra que é fonte de leite e mel. É o território onde vivem os cananeus, os heteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
9) Sim, porque os gritos de dor do povo de Israel chegaram aos Meus ouvidos. ¡E bem sei cômo os egípcios perseguem os hebreus!
10) »Agora vou mandar você a Faraó, para tirar Meu povo do Egito».


Palavras de YHWH Deus, dirigidas a Moisés na ocasião em que foi chamado, (através da sarça ardente) para ser o libertador dos israelitas que sofriam a escravidão infligida pelos antigos egípcios. Isto aconteceu em 1487 a.C., 40 anos depois de estar morando em Midiã (noroeste da atual Arábia Saudita), e tendo Moisés 80 anos de idade.


Comentário:

Deus percebe as aflições e ansiedades de Israel. Até a angústia secreta do povo de DEUS é conhecida por Ele. DEUS ouve os gritos de Seu povo aflito. Os maiores e notórios opressores de Seu povo não estão acima d’Ele.

DEUS promete liberação imediata por métodos estranhos aos caminhos comuns da Providência. Àqueles que DEUS, por Sua Graça, liberta dum Egito espiritual, serão conduzidos até a Canaã celestial.