Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

James (the) Just

Tiago Justo,
interpretado por Gil Coelho
em 2018-2019.

Tiago, o Justo


Tiago entra em cena como bispo de Jerusalém após o martírio de Tiago Maior (filho de Zebedeu, e irmão do apóstolo e evangelista João) no ano 42 d.C., e após o apóstolo Pedro se afastar de Jerusalém. Portanto, o primeiro bispo de Jerusalém foi um dos irmãos de JESUS por parte de pai (José). Este Tiago, especificamente, sobressaiu pela Carta que dirigiu, como encíclica, a todas as comunidades cristãs. Leem-se aí fortes expressões de admoestações que a distância de dois milênios não perdeu sua perene atualidade: «Ricos, chorai por causa das desgraças que estão para vos sobrevir. O salário, do qual privastes os trabalhadores que ceifaram vossos campos, clama (…)» (Tiago 5:1-6).

Da morte de Tiago Justo possuímos informações de antiga data. Entre as mais consideráveis, a do historiador hebreu Flávio Josefo, segundo o qual o apóstolo teria sido condenado ao apedrejamento no ano 61 ou 62 d.C. pelo sumo pontífice (ou sumo sacerdote) hebreu Anás II, que se aproveitou da morte do governador romano Festo para eliminar o bispo de Jerusalém.

Memória simbólica: 03 de Maio

Most visited posts of this week:

Protestant Reformation

A Reforma Protestante teve origem na Alemanha em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero publicou as 95 Teses contra a venda de indulgências, na porta da igreja de Wittenberg.Martinho Lutero partiu da necessidade de uma religião interior, baseada na comunhão da alma, humilde e receptiva com DEUS.

A Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras reformas religiosas ocorridas após a Idade Média, e que tinham como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais.

O termo «Protestante» ou «Evangélico» é utilizado em toda América Latina para especificar as religiões cristãs que tiveram sua origem ou algum vínculo com os princípios da Reforma Protestante. Embora tenham a mesma origem, essas denominações estão divididas em duas grandes vertentes: o Protestantismo tradicional (clássico, conservador ou histórico), e o Pentecostalismo.

Antecedentes
No final da Idade Média (período da história …