Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

Divine understanding


Provérbios 28:5


(Versão Fácil de Ler)

Os maus não entendem a justiça, mas os que procuram YHWH entendem tudo.


Palavras do rei Salomão de Israel, filho de Davi, escritas depois da construção do Templo de Jerusalém entre 967-960 a.C. (1 Reis 6; 2 Crônicas 3), e de seu palácio entre 960-947 a.C. (1 Reis 7:1-12).


Comentários:

Baseados neste provérbio, podemos argumentar que Noé (s. XXX-XXI a.C.), por causa do conhecimento sobre DEUS, tinha fé e sabedoria. Isso protegeu Noé, principalmente em sentido espiritual. Por exemplo, Noé não andava com os maus; Ele fazia o que agradava a DEUS. Naquela época, demônios viviam na Terra em corpos humanos, e tentavam impressionar as pessoas por terem capacidade sobre-humana. Algumas pessoas talvez até adorassem esses anjos desobedientes (Gênesis 6:1-4; 6:9). Mas Noé não se deixou enganar. Além disso, Noé sabia que a ordem de ter filhos e encher a Terra tinha sido dada para os humanos (Gênesis 1:27-28). Então, ele deve ter chegado à conclusão de que não era certo nem natural anjos casarem com mulheres. E, quando ele viu cômo eram os filhos desse casamento, Noé teve certeza de que isso não era normal. Com o tempo, DEUS disse para Noé que traria um dilúvio. Noé teve fé no que DEUS disse, e construiu a arca. Assim, ele salvou a família dele.

Most visited posts of this week:

Shavuot (Pentecost)

Pentecostes é o nome grego para um festival bíblico conhecido em língua hebraica como Shavuot: a Festa das Semanas (Levítico 23:15; Deuteronômio 16:9). A palavra grega significa «cinqüenta», e refere-se às cinco dezenas de dias que transcorrem desde a oferta movida da Páscoa (Levítico 23:4-22). A Festa das Semanas (Shavuot) celebra o fim da colheita de grãos.

Esta celebração é a segunda das três grandes festas anuais do Pentateuco (Torá). As outras são a Páscoa/Festa dos Pães sem Fermento, e Sucot/Festa dos Tabernáculos (Êxodo 23:14-16; Levítico 23:15-21; Números 28:26-31; Deuteronômio 16:9-12).

Etimologia
A Festa das Semanas (Shavuot) adquiriu o nome de Pentecostes, por causa de que se comemorava no dia qüinquagésimo a partir da jornada em que era movido o molho (feixe) da oferta (Levítico 23:15).

Em hebraico, o nome desta festa é Shavuot. Este vocábulo é plural de Shavua, que em hebraico significa «semana». Portanto, Shavuot significa «semanas».

Em grego, o nome desta festa é Pentec…