Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

Return to GOD


Zacarias 1:3


(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Portanto, agora Eu digo a vocês: Voltem para mim, e Eu, YHWH Todo-Poderoso, voltarei para vocês.


Palavras de YHWH DEUS, através do profeta Zacarias, filho de Baraquias, dirigidas aos hebreus repatriados para a Terra Prometida (sob o nome de Província da Judeia desde a dominação babilônica). Isto aconteceu no ano 520 a.C., durante o segundo ano de governo do imperador Dario I dos aquemênidas.


Comentários:

No ano 537 antes de CRISTO, o povo de YHWH teve um grande motivo de alegria. Eles foram libertados de Babilônia, onde tinham ficado presos por 70 anos, e levados de volta a Jerusalém. Eles ficaram tão animados que deram seu melhor para ajudar a reconstruir o templo de YHWH. Por exemplo, no ano 536 a.C., eles já fizeram o alicerce do Templo. Depois de 16 anos, a construção do Templo ainda não tinha terminado. Por isso, YHWH decidiu lembrá-los do motivo de ter trazido seu povo de volta a Jerusalém. YHWH queria que eles voltassem a adorá-Lo, e parassem de colocar seus interesses pessoais em primeiro lugar. Para ajudar Seu povo a entender isso, DEUS enviou o profeta Zacarias no ano 520 antes de CRISTO. O nome Zacarias significa «YHWH se lembrou». Isso deve ter ajudado os israelitas a entender que, apesar de terem se esquecido de tudo o que YHWH havia feito, YHWH ainda se lembrava deles (Zacarias 1:3-4). De modo amoroso, YHWH lembrou aos israelitas que iria ajudá-los a praticar a adoração verdadeira. Mas YHWH também deu a eles um aviso bem sério. Ele disse que só iria aceitar a adoração deles se fosse de todo o coração.

Most visited posts of this week:

Yom Teruah / Rosh Hashanah

A Festa das Trombetas (em hebraico: יוֹם תְּרוּעָה, Yom Teruá, ‘dia de gritar/ detonar’), ou Rosh Hashaná (em hebraico: ראש השנה, Rosh Ha-Shaná, ‘cabeça do ano’), é o ano novo bíblico civil, comemorado a 1 de Etanim ou Tishrei (sétimo mês do calendário bíblico cultual; ou o primeiro no calendário civil, conforme Levítico 23:24-25). Celebra-se desde o entardecer do dia anterior (29 de Elul) até o anoitecer do primeiro dia de Etanim.

Para o início do ano bíblico existem dois critérios:

1.- A Torá (Pentateuco) estabelece que o mês de Abibe ou Nisã (março-abril) é o primeiro dos meses do ano, em cujo primeiro dia se comemora o ano novo cultual (Êxodo 12:2; 13:3-5).

2.- No mês hebraico de Etanim ou Tishrei (setembro-outubro) comemora-se o dia em que DEUS criou o mundo e, conforme a opinião do rabino Eleazar ben Shammua, a partir desta jornada se contam os anos. Esta é a data da Festa das Trombetas (em hebraico: זכרון תרועה, Zikron Teruá, ‘comemoração com soar de trombetas’) estabelecida e…