Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

Onesimus


Onésimo



O caso de Onésimo oferece-nos a oportunidade de refletir sobre alguns pontos fundamentais do Cristianismo. A única fonte que temos é a carta de Paulo a Filemon, sendo este último chamado de colaborador, e de quem Paulo se lembra com simpatia pela sua caridade para com os outros, e pela fé em JESUS CRISTO. Paulo escreveu palavras cheias de autoridade e repassadas de doçura em Filémon 1:8-16.

Onésimo não foi só escravo fugitivo, mas também ladrão. Paulo se declara disposto a pagar pelo escravo, se Filemon fizer questão de receber (Filémon 1:17-20).

Há quem ache que acabar com a escravidão não foi mérito do Cristianismo. Mas isso de chamar de «filho», e de «irmão caríssimo» a escravo fugitivo, é só mesmo no Cristianismo.

Onésimo foi grande testemunha da Ressurreição de CRISTO. Em 109 d.C. foi conduzido a Roma e apedrejado até a morte, depois de ter sido bispo de Gaza, Bizâncio (54-68 d.C.) e Éfeso (c. 80-109 d.C.).

Mémoria: 15 e/ou 16 de Fevereiro (ou 22 de Novembro no Cristianismo Oriental)

Most visited posts of this week:

Yom Teruah / Rosh Hashanah

A Festa das Trombetas (em hebraico: יוֹם תְּרוּעָה, Yom Teruá, ‘dia de gritar/ detonar’), ou Rosh Hashaná (em hebraico: ראש השנה, Rosh Ha-Shaná, ‘cabeça do ano’), é o ano novo bíblico civil, comemorado a 1 de Etanim ou Tishrei (sétimo mês do calendário bíblico cultual; ou o primeiro no calendário civil, conforme Levítico 23:24-25). Celebra-se desde o entardecer do dia anterior (29 de Elul) até o anoitecer do primeiro dia de Etanim.

Para o início do ano bíblico existem dois critérios:

1.- A Torá (Pentateuco) estabelece que o mês de Abibe ou Nisã (março-abril) é o primeiro dos meses do ano, em cujo primeiro dia se comemora o ano novo cultual (Êxodo 12:2; 13:3-5).

2.- No mês hebraico de Etanim ou Tishrei (setembro-outubro) comemora-se o dia em que DEUS criou o mundo e, conforme a opinião do rabino Eleazar ben Shammua, a partir desta jornada se contam os anos. Esta é a data da Festa das Trombetas (em hebraico: זכרון תרועה, Zikron Teruá, ‘comemoração com soar de trombetas’) estabelecida e…