Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

The confusion of envy


Tiago 3:16


(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.


Palavras de Tiago, o Justo (irmão de JESUS CRISTO, e líder da Igreja em Jerusalém), dirigidas aos crentes da diáspora. Esta carta foi redigida entre 45-50 d.C. (antes do Concílio de Jerusalém), sendo a epístola mais antiga do Novo Testamento.


Comentários:

Para não nos tornarmos pessoas ciumentas e invejosas, precisamos desenvolver amor e bondade. A Bíblia diz: «O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento» (1 Coríntios 13:4). Uma forma de impedir que o ciúme tome conta de nós, é ver as coisas do ponto de vista de YHWH. Para Ele, todos na congregação são como membros do mesmo corpo. Encarar os irmãos assim nos ajuda a não ficar com inveja deles, mas a agir de acordo com o que a Bíblia diz: «Se um membro é glorificado, todos os outros membros se alegram com ele» (1 Coríntios 12:16-18; 12:26) Ou seja, quando acontecer algo bom com nossos irmãos, vamos ficar felizes.

Veja o exemplo de Jônatas, filho de Saul. Quando Davi foi escolhido para ser rei no lugar dele, ele (Jônatas) não ficou com ciúme. Pelo contrário, ele apoiou e encorajou Davi (1 Samuel 23:16-18). Assim como Jônatas, devemos ser amorosos e bondosos.

Most visited posts of this week:

Yom Teruah / Rosh Hashanah

A Festa das Trombetas (em hebraico: יוֹם תְּרוּעָה, Yom Teruá, ‘dia de gritar/ detonar’), ou Rosh Hashaná (em hebraico: ראש השנה, Rosh Ha-Shaná, ‘cabeça do ano’), é o ano novo bíblico civil, comemorado a 1 de Etanim ou Tishrei (sétimo mês do calendário bíblico cultual; ou o primeiro no calendário civil, conforme Levítico 23:24-25). Celebra-se desde o entardecer do dia anterior (29 de Elul) até o anoitecer do primeiro dia de Etanim.

Para o início do ano bíblico existem dois critérios:

1.- A Torá (Pentateuco) estabelece que o mês de Abibe ou Nisã (março-abril) é o primeiro dos meses do ano, em cujo primeiro dia se comemora o ano novo cultual (Êxodo 12:2; 13:3-5).

2.- No mês hebraico de Etanim ou Tishrei (setembro-outubro) comemora-se o dia em que DEUS criou o mundo e, conforme a opinião do rabino Eleazar ben Shammua, a partir desta jornada se contam os anos. Esta é a data da Festa das Trombetas (em hebraico: זכרון תרועה, Zikron Teruá, ‘comemoração com soar de trombetas’) estabelecida e…