Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

The confusion of envy


Tiago 3:16


(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.


Palavras de Tiago, o Justo (irmão de JESUS CRISTO, e líder da Igreja em Jerusalém), dirigidas aos crentes da diáspora. Esta carta foi redigida entre 45-50 d.C. (antes do Concílio de Jerusalém), sendo a epístola mais antiga do Novo Testamento.


Comentários:

Para não nos tornarmos pessoas ciumentas e invejosas, precisamos desenvolver amor e bondade. A Bíblia diz: «O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento» (1 Coríntios 13:4). Uma forma de impedir que o ciúme tome conta de nós, é ver as coisas do ponto de vista de YHWH. Para Ele, todos na congregação são como membros do mesmo corpo. Encarar os irmãos assim nos ajuda a não ficar com inveja deles, mas a agir de acordo com o que a Bíblia diz: «Se um membro é glorificado, todos os outros membros se alegram com ele» (1 Coríntios 12:16-18; 12:26) Ou seja, quando acontecer algo bom com nossos irmãos, vamos ficar felizes.

Veja o exemplo de Jônatas, filho de Saul. Quando Davi foi escolhido para ser rei no lugar dele, ele (Jônatas) não ficou com ciúme. Pelo contrário, ele apoiou e encorajou Davi (1 Samuel 23:16-18). Assim como Jônatas, devemos ser amorosos e bondosos.

Most visited posts of this week:

Shavuot (Pentecost)

Pentecostes é o nome grego para um festival bíblico conhecido em língua hebraica como Shavuot: a Festa das Semanas (Levítico 23:15; Deuteronômio 16:9). A palavra grega significa «cinqüenta», e refere-se às cinco dezenas de dias que transcorrem desde a oferta movida da Páscoa (Levítico 23:4-22). A Festa das Semanas (Shavuot) celebra o fim da colheita de grãos.

Esta celebração é a segunda das três grandes festas anuais do Pentateuco (Torá). As outras são a Páscoa/Festa dos Pães sem Fermento, e Sucot/Festa dos Tabernáculos (Êxodo 23:14-16; Levítico 23:15-21; Números 28:26-31; Deuteronômio 16:9-12).

Etimologia
A Festa das Semanas (Shavuot) adquiriu o nome de Pentecostes, por causa de que se comemorava no dia qüinquagésimo a partir da jornada em que era movido o molho (feixe) da oferta (Levítico 23:15).

Em hebraico, o nome desta festa é Shavuot. Este vocábulo é plural de Shavua, que em hebraico significa «semana». Portanto, Shavuot significa «semanas».

Em grego, o nome desta festa é Pentec…