Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

Obedience of Noah


Gênesis 6:22


(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

E Noé fez tudo conforme DEUS havia mandado.


Palavras escritas por Moisés, filho de Anrão, durante a peregrinação de Israel pelo deserto (1487-1447 a.C.) rumo à Terra Prometida.

Nesta ocasião Moisés descreve a solicitude de Noé durante o período de 120 anos (2464-2344 a.C.) prévio ao Dilúvio (2344 a.C.)


Comentários:

Noé nunca tinha construído uma arca antes. Então, ele não podia confiar na própria experiência. Noé tinha que confiar em YHWH e fazer exatamente assim como DEUS tinha dito. ¿Será que deu certo a construção da arca? Sim. Noé acertou de primeira. Na verdade, ele tinha que acertar. Se não, sua família não seria salva. Noé foi também um bom chefe de família pelo mesmo motivo: ele confiava na sabedoria de DEUS. Ele ensinava bem seus filhos, e foi um ótimo exemplo para eles. E note que isso não era nada fácil naqueles dias antes do Dilúvio (Gênesis 6:5-8).

Se você é pai ou mãe, ¿cômo pode imitar o exemplo de Noé? Faça exatamente o que YHWH diz. Deixe que ele ajude você a criar seus filhos. YHWH dá muitas instruções úteis por meio da Bíblia e de sua organização. Ainda assim, há casos em que mesmo os pais fazendo o seu melhor, os filhos decidem não servir a YHWH. Mas, se os pais fizeram todo o possível, eles podem ficar de consciência limpa. Pode ser que, mais tarde, o filho que se afastou decida voltar para YHWH.

Por outro lado, a fé de Noé triunfou sobre todo o raciocínio corrupto. Construir um edifício tão grande, como ele nunca havia visto antes, e fornecer comida para criaturas vivas, exigiria muita dedicação, trabalho e gastos. Seus vizinhos iriam rir dele. Mas todas aquelas objeções Noé superou pela fé; sua obediência foi pronta e resoluta. Tendo começado a construir, ele não deixou a obra até que tivesse terminado: foi o que ele fez e, portanto, assim devemos nós proceder.

Noé teve medo do Dilúvio e, portanto, preparou a arca. No aviso dado a Noé, há uma advertência ainda mais solene dada a nós: fugir da ira vindoura que limpará o mundo dos incrédulos, lançando-os no abismo da destruição. CRISTO, que nos confortará pessoalmente, já preparou a arca pelos Seus sofrimentos, e gentilmente nos convida a entrar pela fé. Enquanto durar o dia da Sua paciência, ouçamos e obedeçamos a Sua voz.