Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

Killing the sin


Colossenses 3:5


(Versão Fácil de Ler)

Por isso, façam morrer todas as coisas deste mundo que agem em vocês, isto é: imoralidade sexual, impureza, paixões baixas, maus desejos e cobiça, que é uma forma de adorar ídolos.


(Almeida Corrigida e Fiel)

Mortificai, pois, vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria.


Palavras do apóstolo Paulo de Tarso, escritas entre 60-64 d.C., dirigidas aos cristãos de Colossas, na província romana da Ásia.


Comentários:

Na Bíblia, a palavra «impureza» não se limita apenas a práticas sexuais impróprias. Fumar e/ou contar piadas sujas também são práticas repulsivas (2 Coríntios 7:1; Efésios 5:3-4). Impureza inclusive envolve coisas erradas que uma pessoa faz quando está sozinha, como ler livros eróticos ou ver pornografia. Isso pode levar à masturbação, o que também é um hábito nojento. Estas atitudes alimentam o apetite sexual, e escravizam. De acordo com algumas pesquisas, todas estas perturbações mostraram os mesmos sintomas de dependência que alcoólatras e usuários de drogas. Isto prejudica muito a vida da pessoa. Pode fazê-la ficar com sentimentos de vergonha, ser menos produtiva no trabalho, e ter problemas na família. Esse hábito também pode resultar em divórcio ou em suicídio.

Em Colossenses 3:3 nos foi dito que morremos; aqui é-nos dito para fazer nossos desejos carnais morrerem. Nestes dois versos, temos uma ilustração muito clara da diferença entre a posição do crente e seu estado. Sua posição é que ele morreu. Seu estado deveria ser o de ser considerado morto para o pecado, fazendo seus membros que estão na terra morrerem. Nossa posição é o que somos em CRISTO. Nosso estado é o que somos em nós mesmos. Nossa posição é o dom gratuito de DEUS através da fé no Senhor JESUS CRISTO. Nosso estado representa nossa resposta à Graça de DEUS.

Aqui devemos observar também a diferença entre Lei e Graça. DEUS não diz: «Se você vive uma vida livre de pecado, então Eu lhe darei uma posição de morto com CRISTO». Isso seria Lei. Nossa posição dependeria de nossos esforços, e é desnecessário dizer que ninguém jamais alcançaria essa posição. Em vez disso, DEUS diz: «Eu dou livremente, a todos os que creem no Senhor JESUS, uma posição de favor diante de Mim. Agora vão e vivam uma vida consistente com uma vocação tão alta». ¡Isso é graça!

Quando o apóstolo diz que devemos fazer morrer nossos membros que estão sobre a terra, ¡não significa que devemos literalmente destruir qualquer um dos membros do nosso corpo físico! É uma expressão figurativa, e é explicada nas frases que se seguem. A palavra «membros» é usada para significar as várias formas de desejo e ódio listadas.

- «Fornicação» é geralmente usada para descrever relacionamentos sexuais ilegítimos ou imoralidade, especialmente entre solteiros (Mateus 15:19; Marcos 7:21). Às vezes, adquire um significado mais amplo, e é traduzido como «imoralidade sexual».

- «Impureza» refere-se a pensamentos, palavras ou obras deste caráter. Refere-se a imundície moral, não física.

- «Paixões desordenadas» denota um desejo intenso e desenfreado.

- «Maus desejos» refere-se a um desejo intenso e muitas vezes violento.

- «Avareza», em geral, significa anseio de possuir ou adquirir mais, mas aqui pode se referir de maneira especial a um desejo desenfreado de satisfazer o apetite sexual, que é idolatria.

A lista começa com atos e passa para motivações. As várias formas de pecado sexual são descritas e depois voltam para o covil, isto é, para o coração cobiçoso do homem. A Palavra de DEUS é clara em seu ensino de que não há nada inerentemente errado com o sexo. DEUS fez o homem com a capacidade de se reproduzir. Mas o pecado vem quando estas coisas que DEUS tem dado na Graça sobre Suas criaturas, são usadas para fins vis e ilícitos. O pecado sexual foi a ofensa cardinal do mundo pagão no tempo de Paulo e, sem dúvida, hoje continua a ocupar o primeiro lugar. Onde os crentes não são entregues ao ESPÍRITO SANTO, os pecados sexuais muitas vezes chegam às suas vidas, e resultam em sua queda.

Most visited posts of this week:

Shavuot (Pentecost)

Pentecostes é o nome grego para um festival bíblico conhecido em língua hebraica como Shavuot: a Festa das Semanas (Levítico 23:15; Deuteronômio 16:9). A palavra grega significa «cinqüenta», e refere-se às cinco dezenas de dias que transcorrem desde a oferta movida da Páscoa (Levítico 23:4-22). A Festa das Semanas (Shavuot) celebra o fim da colheita de grãos.

Esta celebração é a segunda das três grandes festas anuais do Pentateuco (Torá). As outras são a Páscoa/Festa dos Pães sem Fermento, e Sucot/Festa dos Tabernáculos (Êxodo 23:14-16; Levítico 23:15-21; Números 28:26-31; Deuteronômio 16:9-12).

Etimologia
A Festa das Semanas (Shavuot) adquiriu o nome de Pentecostes, por causa de que se comemorava no dia qüinquagésimo a partir da jornada em que era movido o molho (feixe) da oferta (Levítico 23:15).

Em hebraico, o nome desta festa é Shavuot. Este vocábulo é plural de Shavua, que em hebraico significa «semana». Portanto, Shavuot significa «semanas».

Em grego, o nome desta festa é Pentec…