Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

Sincere hospitality


1 Pedro 4:9


(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Hospedem uns aos outros, sem reclamar.


Palavras do apóstolo Simão Pedro, filho de Jonas, dirigidas aos cristãos ao redor do mundo e de todas as eras. Esta carta foi redigida entre 62-64 d.C., desde a Babilônia da Mesopotâmia, onde havia uma importante colônia hebraica desde o exílio do século VI a.C.


Comentários:

¿Já aconteceu de você querer ser hospitaleiro, mas achar que não consegue? Talvez você seja tímido, e fique com medo de seus convidados acharem a visita uma chatice. Ou talvez você não tenha muito dinheiro, e pense que não tem condições de oferecer o que os outros irmãos na congregação oferecem. Sua casa não precisa ser chique. O importante é que ela seja limpa e arrumada, e que você receba seus convidados com amor. Deixe o amor motivar sua hospitalidade, e não terá nada com quê se preocupar. Algo que pode ajudar é mostrar interesse sincero nos seus convidados (Filipenses 2:4).

Muitos gostam de contar coisas sobre sua vida. Às vezes, só temos tempo de conversar sobre isso fora do templo. Um ministro escreveu: «Quando chamo os irmãos para ir em casa, tenho a chance de conhecer melhor cada um deles, principalmente cômo eles aprenderam a verdade». Se você mostrar que se importa com seus convidados, pode ter certeza que eles vão gostar bastante.

YHWH diz que devemos ser hospitaleiros e generosos com os nossos irmãos (1 João 3:17). Mas devemos fazer isso de coração, não pensando no que vamos ganhar. Podemos nos perguntar: «¿Será que eu sou hospitaleiro somente com meus amigos, com pessoas que têm destaque, ou que poderiam me ajudar de algum modo? ¿Ou também sou generoso com irmãos que não podem fazer nada por mim? ¿Será que eu procuro ajudar irmãos que ainda não conheço bem?» (ver Lucas 14:12-14). É verdade que alguns irmãos passam necessidade porque tomaram decisões sem pensar. Outros talvez esqueçam de agradecer a nossa ajuda. Nesses casos, devemos aplicar as palavras deste versículo. Pessoas generosas e hospitaleiras são mais felizes (Atos 20:35).

Most visited posts of this week:

Yom Teruah / Rosh Hashanah

A Festa das Trombetas (em hebraico: יוֹם תְּרוּעָה, Yom Teruá, ‘dia de gritar/ detonar’), ou Rosh Hashaná (em hebraico: ראש השנה, Rosh Ha-Shaná, ‘cabeça do ano’), é o ano novo bíblico civil, comemorado a 1 de Etanim ou Tishrei (sétimo mês do calendário bíblico cultual; ou o primeiro no calendário civil, conforme Levítico 23:24-25). Celebra-se desde o entardecer do dia anterior (29 de Elul) até o anoitecer do primeiro dia de Etanim.

Para o início do ano bíblico existem dois critérios:

1.- A Torá (Pentateuco) estabelece que o mês de Abibe ou Nisã (março-abril) é o primeiro dos meses do ano, em cujo primeiro dia se comemora o ano novo cultual (Êxodo 12:2; 13:3-5).

2.- No mês hebraico de Etanim ou Tishrei (setembro-outubro) comemora-se o dia em que DEUS criou o mundo e, conforme a opinião do rabino Eleazar ben Shammua, a partir desta jornada se contam os anos. Esta é a data da Festa das Trombetas (em hebraico: זכרון תרועה, Zikron Teruá, ‘comemoração com soar de trombetas’) estabelecida e…