Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

Hearts tested


1 Crônicas 29:17


(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Eu sei que Tu pões à prova os corações, e amas as pessoas corretas. Com honestidade e sinceridade, eu Te dei de livre vontade tudo isto, e vejo com alegria que Teu povo, que está reunido aqui, trouxe de boa vontade ofertas a Ti.


Palavras do rei Davi de Israel, dirigidas em oração a YHWH (1 Crônicas 29:10-21), logo após Davi ter estabelecido Salomão como seu sucessor (1 Crônicas 28:1–29:9), e um poco antes de Davi morrer em 970 a.C. (1 Reis 2:10-12; 1 Crônicas 29:26-30).

Este acontecimento foi redigido pelo escriba Esdras, filho de Seraías, durante o século V a.C.


Comentários:

YHWH nos dá o privilégio maravilhoso de apoiar a Obra do Reino. Ele promete que quem é generoso vai ser abençoado (Malaquias 3:10; Provérbios 11:24-25). Pessoas generosas são mais felizes, porque «há mais felicidade em dar do que em receber» (Atos 20:35). Podemos ensinar nossos filhos ou estudantes da Bíblia a ser generosos e, assim, receber muitas bênçãos. ¿Cômo podemos fazer isso? Pelas nossas palavras e pelo nosso exemplo.

Tudo o que nós temos foi YHWH que nos deu. Quando somos generosos com YHWH, mostramos que o amamos e damos valor a tudo o que Ele faz por nós. ¿Cômo os israelitas se sentiram ao fazer donativos para a construção do templo? A Bíblia diz: «O povo se alegrou de fazer essas ofertas voluntárias» (1 Crônicas 29:9). Nós também vamos ficar muito felizes se devolvermos a YHWH um pouco de tudo o que Ele generosamente nos dá.

Most visited posts of this week:

Shavuot (Pentecost)

Pentecostes é o nome grego para um festival bíblico conhecido em língua hebraica como Shavuot: a Festa das Semanas (Levítico 23:15; Deuteronômio 16:9). A palavra grega significa «cinqüenta», e refere-se às cinco dezenas de dias que transcorrem desde a oferta movida da Páscoa (Levítico 23:4-22). A Festa das Semanas (Shavuot) celebra o fim da colheita de grãos.

Esta celebração é a segunda das três grandes festas anuais do Pentateuco (Torá). As outras são a Páscoa/Festa dos Pães sem Fermento, e Sucot/Festa dos Tabernáculos (Êxodo 23:14-16; Levítico 23:15-21; Números 28:26-31; Deuteronômio 16:9-12).

Etimologia
A Festa das Semanas (Shavuot) adquiriu o nome de Pentecostes, por causa de que se comemorava no dia qüinquagésimo a partir da jornada em que era movido o molho (feixe) da oferta (Levítico 23:15).

Em hebraico, o nome desta festa é Shavuot. Este vocábulo é plural de Shavua, que em hebraico significa «semana». Portanto, Shavuot significa «semanas».

Em grego, o nome desta festa é Pentec…