Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

Ask for wisdom


Tiago 1:5


(Nova Versão Transformadora)

Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem.


Palavras de Tiago, o Justo (irmão de JESUS CRISTO, e líder da Igreja em Jerusalém), dirigidas aos crentes da diáspora. Esta carta foi redigida entre 45-50 d.C. (antes do Concílio de Jerusalém), sendo a epístola mais antiga do Novo Testamento.


Comentário:

Nós não temos que encarar os problemas da vida com nossa própria sabedoria. Se, no momento do teste, nos faltar discernimento espiritual, deveremos ir a DEUS e confessarmos tudo sobre nossa perplexidade e ignorância. Todos aqueles que são treinados para encontrar os propósitos de DEUS nas provações, serão abundantemente recompensados. E eles não precisam se preocupar com DEUS repreendendo-os; Ele fica satisfeito quando somos receptivos e dúcteis.

Todos nós não temos sabedoria. A Bíblia não nos dá respostas específicas para os inúmeros problemas que surgem na vida. Não resolve problemas com respostas detalhadas; O que a Palavra de DEUS nos dá é princípios gerais. Temos que aplicar esses princípios aos problemas que surgem na vida cotidiana. É por isso que precisamos de sabedoria. A sabedoria espiritual é a aplicação prática dos ensinamentos de nosso Senhor JESUS ​​CRISTO às situações cotidianas.

Quanto ao pedido de sabedoria, Tiago não apenas fala sobre o conhecimento, mas sobre a capacidade de tomar decisões sábias em circunstâncias difíceis. Quando precisamos de sabedoria, podemos orar a DEUS e Ele suprirá abundantemente nossas necessidades. Os cristãos não precisam tatear no escuro, esperando talvez encontrar a resposta. A sabedoria de Deus está à nossa disposição para orientar nossas decisões.

Finalmente: «Sabedoria» significa «discernimento prático». A sabedoria começa com respeito a DEUS, leva a uma vida justa, e resulta em uma capacidade crescente de distinguir o certo do errado. DEUS está disposto a nos dar essa sabedoria, mas nós não podemos recebê-la se nossos objetivos estiverem centrados em nós mesmos, em vez de estarem focados em DEUS. Para conhecermos a vontade de DEUS, devemos ler a Sua Palavra e pedir-Lhe que nos revele cômo obedecê-la, e então, estarmos dispostos a fazer o que Ele nos disser.