Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

Hate evil and love good


Amós 5:14-15


(Nova Versão Transformadora)

14) ¡Façam o bem e fujam do mal, para que tenham vida! Então YHWH, o Deus dos Exércitos, os ajudará, como vocês afirmam.
15) Odeiem o mal e amem o bem, estabeleçam a justiça em seus tribunais. Talvez YHWH, o Deus dos Exércitos, ainda tenha compaixão do remanescente de seu povo.


Palavras do profeta Amós de Tecoa, inspirado por DEUS para exortar os israelitas nortistas a se arrependerem de seus pecados e de sua má conduta. Isto aconteceu aprox. entre 765-760 a.C., durante os governos de Uzias de Judá (796-745 a.C.), e Jeroboão II de Israel (798-759 a.C.)


Comentário:

Um apelo à justiça social continua: «Aborrecei o mal, e amai o bem... estabelecei o juízo». Em qualquer caso, por causa da mudança repentina: «Em todas as ruas haverá pranto», podemos ver que as pessoas não quiseram ouvir, estando assim condenadas ao castigo.

Se Israel tivesse posto de lado falsas acusações, suborno e corrupção, e insistisse que apenas decisões justas fossem tomadas, isso teria mostrado a mudança. Essa passagem nos exorta a reformar nosso próprio sistema legal e social.

Most visited posts of this week:

Shavuot (Pentecost)

Pentecostes é o nome grego para um festival bíblico conhecido em língua hebraica como Shavuot: a Festa das Semanas (Levítico 23:15; Deuteronômio 16:9). A palavra grega significa «cinqüenta», e refere-se às cinco dezenas de dias que transcorrem desde a oferta movida da Páscoa (Levítico 23:4-22). A Festa das Semanas (Shavuot) celebra o fim da colheita de grãos.

Esta celebração é a segunda das três grandes festas anuais do Pentateuco (Torá). As outras são a Páscoa/Festa dos Pães sem Fermento, e Sucot/Festa dos Tabernáculos (Êxodo 23:14-16; Levítico 23:15-21; Números 28:26-31; Deuteronômio 16:9-12).

Etimologia
A Festa das Semanas (Shavuot) adquiriu o nome de Pentecostes, por causa de que se comemorava no dia qüinquagésimo a partir da jornada em que era movido o molho (feixe) da oferta (Levítico 23:15).

Em hebraico, o nome desta festa é Shavuot. Este vocábulo é plural de Shavua, que em hebraico significa «semana». Portanto, Shavuot significa «semanas».

Em grego, o nome desta festa é Pentec…