Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

Be sober


1 Pedro 1:13


(Nova Versão Transformadora)

Portanto, preparem sua mente para a ação, e exercitem o autocontrole. Depositem toda a sua esperança na graça que receberão quando JESUS CRISTO for revelado.


(Almeida Corrigida e Fiel)

Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de JESUS CRISTO.


Palavras do apóstolo Simão Pedro, filho de Jonas, dirigidas aos cristãos ao redor do mundo e de todas as eras. Esta carta foi redigida entre 62-64 d.C., desde a Babilônia da Mesopotâmia, onde havia uma importante colônia hebraica desde o exílio do século VI a.C.


Comentário:

Primeiro, Pedro exorta os santos a terem um entendimento «cingido». O ato de cingir o entendimento ou ânimo, é uma figura interessante da linguagem. Nas terras orientais, as pessoas usavam mantos longos e soltos. Quando queriam andar depressa ou com um mínimo de impedimento, amarravam o manto ao redor de sua cintura com um cinto (ver Êxodo 12:11). Desta forma, os lombos estavam cingidos. ¿Mas o quê Pedro quer dizer com as palavras «cingindo os lombos do vosso entendimento»? Ao saírem para um mundo hostil, os crentes devem evitar pânico e distrações. Em tempos de perseguição, há sempre uma tendência a nos tornarmos agitados e confusos. Uma mente cingida é uma mente forte, composta, fria e pronta para a ação. Não é impedida pela distração do medo dos homens ou da perseguição.

Este estado de solidariedade mental também é encorajado pelas palavras «sede sóbrios». Isso significa autocontrole, em contraste com a histeria. O espírito sóbrio é equilibrado e estável.

Então, os santos são instados a manter uma mente otimista, que olha para frente: «esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de JESUS CRISTO». A certeza da vinda de CRISTO é apresentada como um motivo de paciência, através das tempestades e tribulações da vida. A revelação de JESUS ​​CRISTO é considerada como se referindo geralmente ao Seu retorno à terra, quando será revelado em glória. No entanto, também pode se referir ao Arrebatamento, quando CRISTO vier pelos Seus santos.

O iminente retorno de CRISTO deve motivar-nos a viver para Ele. Isso significa estar mentalmente vigilantes («cingindo os lombos do vosso entendimento»), disciplinados («sede sóbrios») e concentrados («esperai inteiramente»). ¿Você está pronto para se encontrar com CRISTO?

Most visited posts of this week:

Shavuot (Pentecost)

Pentecostes é o nome grego para um festival bíblico conhecido em língua hebraica como Shavuot: a Festa das Semanas (Levítico 23:15; Deuteronômio 16:9). A palavra grega significa «cinqüenta», e refere-se às cinco dezenas de dias que transcorrem desde a oferta movida da Páscoa (Levítico 23:4-22). A Festa das Semanas (Shavuot) celebra o fim da colheita de grãos.

Esta celebração é a segunda das três grandes festas anuais do Pentateuco (Torá). As outras são a Páscoa/Festa dos Pães sem Fermento, e Sucot/Festa dos Tabernáculos (Êxodo 23:14-16; Levítico 23:15-21; Números 28:26-31; Deuteronômio 16:9-12).

Etimologia
A Festa das Semanas (Shavuot) adquiriu o nome de Pentecostes, por causa de que se comemorava no dia qüinquagésimo a partir da jornada em que era movido o molho (feixe) da oferta (Levítico 23:15).

Em hebraico, o nome desta festa é Shavuot. Este vocábulo é plural de Shavua, que em hebraico significa «semana». Portanto, Shavuot significa «semanas».

Em grego, o nome desta festa é Pentec…