Pular para o conteúdo principal




→ Passport ←

Temptations


1 Coríntios 10:13


(Nova Versão Transformadora)

As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. DEUS é fiel, e Ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, Ele mostrará uma saída para que consigam resistir.


Palavras do apóstolo Paulo de Tarso, escritas para os cristãos de Corinto (capital da província romana da Acaia), ao redor de 55-57 d.C., desde Éfeso (capital da província romana da Ásia), nos anos de ministério que exerceu durante sua Terceira Viagem Missionária.


Comentários:

Paulo acrescenta uma maravilhosa palavra de encorajamento aos tentados. Ensina que os ensinamentos, provações e tentações que enfrentamos, são comuns a todos os homens. Contudo, fiel é DEUS, que não nos permitirá ser tentados além do que podemos resistir. Ao ler este verso, não podemos deixar de nos sentirmos impactados pela enorme consolação que significou para os santos de DEUS postos à prova ao longo dos séculos. Jovens crentes o seguraram como uma tábua de salvação, e crentes mais velhos descansaram nele como se estivessem em um travesseiro.

Talvez alguns dos leitores de Paulo estivessem sendo ferozmente tentados naquele tempo a cair na idolatria. Paulo gostaria de consolá-los com o pensamento de que DEUS não permitiria que qualquer tentação insuportável penetrasse em seu caminho. Ao mesmo tempo, eles foram advertidos de que não deveriam se expor à tentação.

Em uma cultura cheia de depravação moral e pressões, Paulo deu aos coríntios palavras fortes de encorajamento sobre a tentação. Ele disse:

1) Desejos e tentações errados são comuns a todos; então não pense que isso acontece apenas com você.
2) Outros resistiram às tentações, e você também pode fazer isso.
3) Qualquer tentação pode ser resistida, porque DEUS lhe ajudará a fazer isso.

DEUS ajuda você a resistir à tentação, permitindo-lhe:

1) Reconhecer as pessoas e situações que causam problemas.
2) Afastar-se de tudo que você sabe que está errado.
3) Escolher apenas o que é certo.
4) Orar pela ajuda de DEUS.
5) Encontrar a companhia daqueles que amam DEUS, e que será de ajuda em tempos de tentação.

Fugir da tentação é o primeiro passo em direção à vitória (ver 2 Timóteo 2:22).

Most visited posts of this week:

Shavuot (Pentecost)

Pentecostes é o nome grego para um festival bíblico conhecido em língua hebraica como Shavuot: a Festa das Semanas (Levítico 23:15; Deuteronômio 16:9). A palavra grega significa «cinqüenta», e refere-se às cinco dezenas de dias que transcorrem desde a oferta movida da Páscoa (Levítico 23:4-22). A Festa das Semanas (Shavuot) celebra o fim da colheita de grãos.

Esta celebração é a segunda das três grandes festas anuais do Pentateuco (Torá). As outras são a Páscoa/Festa dos Pães sem Fermento, e Sucot/Festa dos Tabernáculos (Êxodo 23:14-16; Levítico 23:15-21; Números 28:26-31; Deuteronômio 16:9-12).

Etimologia
A Festa das Semanas (Shavuot) adquiriu o nome de Pentecostes, por causa de que se comemorava no dia qüinquagésimo a partir da jornada em que era movido o molho (feixe) da oferta (Levítico 23:15).

Em hebraico, o nome desta festa é Shavuot. Este vocábulo é plural de Shavua, que em hebraico significa «semana». Portanto, Shavuot significa «semanas».

Em grego, o nome desta festa é Pentec…